Você já fez a pausa do café mais vezes do que gostaria e ainda não está conseguindo a energia e concentração necessária para finalizar suas tarefas do dia?
Em uma sociedade que exige tanto esforço mental e emocional no trabalho, em casa e na convivência social, é quase impossível não se sentir esgotado, mas não desanime, existem várias práticas que podem te ajudar a melhorar a concentração e aumentar a energia diária.
Para começar, entenda quais as possíveis causas do seu problema: má qualidade de sono, estresse, má alimentação, sedentarismo, desidratação, distrações diversas, rotina monótona, entre outros. Se você já estiver se sentindo dessa forma há muitas semanas, é importante consultar um médico, tendo em vista que você também pode estar com deficiências nutricionais ou condições clínicas físicas não diagnosticadas.
Além das dicas habituais – que você com certeza já ouviu de dezenas de pessoas – como dormir mais horas por noite e praticar exercícios físicos para liberação de endorfina, que tal aplicar práticas de mindfulness e atenção plena nas suas pausas?
Vamos voltar um pouco: “pausas? quais pausas?”. Antes de mais nada, está na hora de adicionar pausas na sua rotina de hora em hora. A cada uma hora de trabalho – ou mesmo em casa -, se levante, beba água e vá ao banheiro. Se você trabalha sempre na mesma posição, se alongue um pouco para ajudar nas dores musculares. Se estiver se sentindo muito estressado e desfocado, aplique algumas técnicas de respiração e meditação.
A meditação ainda é muito mistificada no mundo ocidental, mas não são necessárias horas de dedicação, mantras ou muitas ferramentas para iniciar a sua prática. Nas suas pausas, faça uma meditação curta, de 2 a 5 minutos, no máximo, para voltar os pensamentos para o lugar certo e aliviar a tensão. Você pode fazer sentado na mesma cadeira de trabalho, com os pés no chão e uma boa postura, de olhos abertos ou fechados, prestando atenção em um objeto ou na sua própria respiração. O primeiro passo é aprender respiração diafragmática e focar alguns segundos em controlar a oxigenação do seu corpo, que vai te ajudar a acalmar e manter a concentração.
Vamos começar a mudar os nossos hábitos? Poucos minutos já fazem uma grande diferença na sua disposição e produtividade, mas, se quiser se aprofundar e aprender práticas mais intensas de meditação, tenho dois cursos para te indicar!
Curso de Práticas Corporais e Meditativas com Foco nos Chakras
Curso Práticas Corporais e Meditativas com Foco nos Chakras O curso é indicado tanto para quem quer inserir práticas de autoconhecimento, autocuidado e bem-estar em sua rotina quanto para profissionais da área holística, terapeutas que considerem as práticas corporais e artísticas (como nas linhas junguiana e reichiana, por exemplo) e Arteterapeutas que queiram ampliar seu repertório de exercícios e práticas a serem aplicadas em seus atendimentos.
Curso Óleos Essenciais para Meditação
Assim como existem diferentes linhas de meditação, também existem óleos e sinergias com propriedades variadas que podem ajudar em cada caso, seja para trazer calma, concentração, inspiração, sabedoria, força, foco, entre outros estados.
Nesse curso você vai aprender sobre os efeitos da meditação, usando como base o estresse e o funcionamento do sistema endócrino, entender como escolher os óleos essenciais para cada uma das suas necessidades e ter acesso a diversas meditações guiadas.