A Aromaterapia pode ser uma excelente aliada para ajudar crianças em fase de adaptação a novos ambientes, como escolas, creches ou mudanças de casa. Ela age de forma suave, ajudando a criar um ambiente mais calmo e acolhedor.
Esta ferramenta tem o poder de reduzir a ansiedade e o estresse que muitas crianças experimentam ao enfrentar novos ambientes. O uso de difusores de aroma ou até mesmo algumas gotas em objetos pessoais (como mochilas ou travesseiros) de óleo essencial de Camomila Romana ou Lavanda podem promover um senso de tranquilidade, já que estes óleos têm propriedades calmantes. Estes mesmos óleos têm o poder de induzir o relaxamento, facilitando o sono e também melhorando sua qualidade.
Para crianças dispersas, com dificuldades de foco e concentração, é interessante o uso do óleo essencial de Alecrim, que facilitará o processo de aprendizagem e a adaptação às novas rotinas de estudo, talvez em casos de mudança de escola.
A Aromaterapia também pode auxiliar no equilíbrio emocional da criança durante momentos de medo ou insegurança, comuns em fases de adaptação. Óleos como laranja e bergamota são conhecidos por suas propriedades estimulantes e podem ajudar a melhorar o humor e a confiança.
Mas, convenhamos: até para os adultos, nada mais reconfortante do que o “cheirinho de lar”, não é mesmo? O uso consistente de um aroma específico em casa ou em um ambiente familiar pode ajudar a criança a associar o cheiro a um lugar seguro. Ao introduzir esse aroma no novo ambiente, como na escola, a criança pode sentir mais conforto e segurança, o que facilita a transição.
Quando utilizados de forma apropriada e com orientação profissional, os óleos essenciais podem ser incorporados de forma sutil no ambiente da criança, promovendo uma adaptação mais tranquila e positiva.
Quer entender mais sobre o poder da Aromaterapia no universo infantil? Junte-se ao Instituto Sâmia Maluf no curso “Aromaterapia para Crianças”! https://institutosamiamaluf.com.br/produto/aromaterapia-para-criancas/