Biblioterapia no tratamento do Estresse

Você já ouviu falar na biblioterapia? Biblion, de origem grega, significa livro; e therapeia, tratamento. A proposta foi organizada pela pesquisadora estadunidense Caroline Shrodes um pouco antes da metade do século XX; tendo publicado artigos e livros sobre os benefícios da leitura para o cérebro.

O tipo de concentração que a leitura profunda exige coloca o corpo em estado meditativo, desacelera a mente e, consequentemente, nos faz relaxar. Esse hábito também estimula as conexões neurais e a memória, principalmente quando envolve textos narrativos e fictícios, já que precisamos nos lembrar de personagens, ambientação, e vários acontecimentos que não fazem parte de nossa realidade; o que previne o cérebro de possíveis futuras doenças neurodegenerativas, como demência e alzheimer.

Manter o corpo em repouso, meditar e reduzir a pressão arterial e os batimentos cardíacos são vantagens da leitura que auxiliam fortemente no tratamento do estresse. Além de tudo, proporciona a sensação de escapismo, cada história te transporta para uma nova realidade, um novo universo de possibilidades; promove empatia, já que nos colocamos no lugar dos personagens; e gera identificação.

Como construir um hábito de leitura?

  1. Encontre um assunto que você goste:
    Parece óbvio, mas é difícil encontrar o seu tipo de livro. Muitas pessoas amam filmes românticos, mas não suportam ler sobre isso e acabam por preferir histórias de suspense; existem os que se divertem com fantasia e aventura; os que preferem livros biográficos; e os que gostam de romances históricos. Há muitos livros no mundo, não desista da leitura se não se identificar com o primeiro que tentar, dê chance para outros autores.
  2. Comece aos poucos:
    Não faz sentido você tentar ler durante horas seguidas se ainda não possui esse costume. Tente 20 minutos por dia, pode ser antes de dormir¹, para melhorar a qualidade do sono; assim que acordar; no caminho do trabalho; no horário do almoço; ou quando funcionar melhor para você.

Nota¹: Antes de dormir é um horário que funciona para a maioria das pessoas, mas não se sinta mal se esse não for o seu caso. Eu mesma não consigo, já que estou sempre exausta à noite e não consigo me concentrar em uma palavra sequer, isso é normal! Prefiro ler nos pequenos intervalos entre compromissos ou no horário do almoço.

  1. Converse com outras pessoas que gostem de ler
    Uma grande motivação para continuar lendo é encontrar outras pessoas com o mesmo hábito. Pode ser um colega, um familiar ou mesmo alguém que fale sobre isso na internet, para que você possa desenvolver ideias e opiniões sobre elementos da sua leitura, conheça outras perspectivas, se inspire e receba indicações de livros diferentes.

Indicações para começar:
Não há regras para escolher a leitura para o início do hábito, mas eu recomendo que você busque um livro curto, contemporâneo, com a linguagem menos rebuscada possível, e em um tema que você já costuma gostar (e que talvez venha a não gostar na literatura). Separei livros de diferentes temas para ajudá-los:

  1. Herdeiras do Mar de Mary Lynn Bracht
    Trama fictícia baseada em um contexto histórico real.
    304 páginas.
    Avisos: contém violência física, sexual e psicológica.

Nesse livro, acompanhamos a trajetória de Emi e Hana, duas irmãs Haenyeo, mulheres do mar, que foram separadas durante os anos da invasão japonesa na Coreia. Uma narrativa sobre as atrocidades vividas por duas meninas vistas como inferiores e objetos pelos soldados durante as guerras. É um livro sobre o trauma, mas, além de tudo, sobre a história da humanidade.

  1. A Troca de Beth O’Leary
    352 páginas.

Leena é uma mulher de 29 anos que não se sente mais a mesma e é forçada pela empresa em que trabalha a tirar um tempo para descansar. Eileen, de 79 anos, avó de Leena, mora em uma cidadezinha do interior e almeja viver uma nova aventura e um novo amor. As duas decidem trocar de vida uma com a outra: trocar de cidade, celular, amigos e rotina. A narrativa se divide para acompanhar a adaptação e o processo de autoconhecimento da neta e da avó.

  1. Verity de Colleen Hoover
    Suspense.
    320 páginas.
    Avisos: a classificação indicativa é de 18 anos; contém descrição sexual e violência física.

Lowen é uma escritora de suspense, com pouco mais de 30 anos, não muito conhecida e que recebe a proposta de terminar a série de livros de uma autora milionária, Verity, que não pode mais escrever após sofrer um acidente. Ela é convidada pelo marido de Verity para passar uma semana na mansão da família para recolher o material necessário no escritório, onde acaba descobrindo informações perturbadoras sobre a famosa. Verity se torna o mistério e o maior medo da vida de Lowen.

HÁBITO de leitura estimula o cérebro e promove benefícios para a saúde mental: Ler também pode auxiliar no combate a doenças e no desenvolvimento de habilidades como a escrita, a criatividade e o senso crítico. Ler também pode auxiliar no combate a doenças e no desenvolvimento de habilidades como a escrita, a criatividade e o senso crítico. 2021. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura/. Acesso em: 09 jun. 2022.

INSÔNIA na pandemia: veja como melhorar a qualidade do sono. Disponível em: https://inscer.pucrs.br/br/insonia-na-pandemia-veja-como-melhorar-a-qualidade-do-sono. Acesso em: 09 jun. 2022.

O QUE é Biblioterapia Clínica? Disponível em: https://sites.google.com/site/clinicadapalavra/cursos-de-extensao/biblioterapia-clinica/o-que-e-biblioterapia-clinica. Acesso em: 09 jun. 2022.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Mais do Blog

Mais informações

Nossa equipe pode te auxiliar a encontrar a melhor opção de curso pra você e tirar todas as suas dúvidas!