A falta de libido está atrapalhando sua vitalidade e seus relacionamentos amorosos? Talvez a aromaterapia possa te ajudar!
A libido é o desejo sexual e a capacidade de sentir prazer causada pela liberação de hormônios produzido pelos ovários. Devido ao uso de remédios hormonais – anticoncepcionais, antidepressivos e ansiolíticos -, por fatores relacionados a uma rotina não muito saudável, ou após o período da menopausa, esse desejo sexual pode diminuir consideravelmente e gerar problemas na vida das mulheres.
Se você não está passando pela menopausa e não toma nenhum remédio hormonal, talvez precise rever sua rotina antes de tentar qualquer tratamento, já que o seu problema pode estar sendo causado por noites mal dormidas, falta de exercício físico, dieta desbalanceada e/ou estresse excessivo.
A aromaterapia, se usada com sabedoria, pode ter ações poderosas e seguras no corpo humano e, inclusive, pode ser utilizada para aumentar a libido. Existem vários óleos essenciais com ação estrogen-like, ou seja, parecida com a do estrogênio, que podem ser muito úteis para mulheres na menopausa, como erva-doce e sálvia esclareia. Além destes, ylang ylang, gerânio e patchouli também são muito poderosos no corpo feminino e ajudam a aumentar a libido.
Uma das formas mais comuns de aplicação é em massagens, prática na qual é necessária a diluição dos óleos essenciais em óleos vegetais. É indicado que a quantidade de óleos essenciais na mistura seja de 1% a 3%, contando todos os óleos da sinergia.
Como referência: 1 ml de óleo essencial são aproximadamente 25 gotas, a depender da densidade de cada um. Uma receita de massagem localizada normalmente conta com 30 ml de um óleo vegetal – semente de uva, jojoba, copaíba etc. – e, no máximo, 20 gotas de óleos essenciais.
Às vezes, a solução que precisamos é mais simples e natural do que parece!