Ao tratar a acne, devemos buscar a causa-raiz do problema. Através de uma anamnese adequada, vamos mapear o paciente como um todo: hábitos alimentares, rotinas de exercícios físicos, disfunções hormonais, alergias, tratamentos medicamentosos em uso, produtos utilizados…
A partir daí, vamos entender as necessidades da pele do paciente e as possibilidades disponíveis para traçar o tratamento. Hoje, falando especialmente sobre acne, te orientaremos com o suprassumo dos ingredientes naturais para um tratamento de excelência. Vamos lá?
1 – Extratos
Esta é uma prática bastante antiga, que vem sendo resgatada como uma ferramenta para tratamentos naturais.
Os extratos são soluções concentradas obtidas a partir de matérias-primas vegetais (folhas, flores, frutos, sementes da planta em questão) e podem se apresentar na forma glicerinada, fluida, seca e em tinturas, cada uma destas formas necessita de um solvente diferente.
No tratamento da acne, os extratos são muito utilizados para soluções como tônicos e também na preparação de máscaras, homogeneizando com as argilas. O extrato fluido de Confrei, por exemplo, tem a função de reepitelizar, acalmar e regenerar a pele.
2 – Chás
Seguindo a premissa dos extratos, os chás vêm como coadjuvantes em tônicos e no preparo de máscaras, utilizando ervas frescas ou desidratadas. O preparo deve ser feito, preferencialmente, no momento em que será utilizado. Desta forma, evitamos a oxidação das moléculas e mantemos o potencial dos ativos.
Podemos citar o chá de Hibisco, rico em alfa hidroxiácidos (AHAs), que auxilia no processo de regulação da renovação celular, além de ser um excelente adstringente e calmante.
3 – Argilas
A geoterapia é um recurso natural riquíssimo, comumente utilizada em máscaras.
Além de ser um potente repositor de minerais, pode ter ações clareadoras, hidratantes ou adstringentes, regeneradoras, antioxidantes… isso dependerá do tipo escolhido e dos demais ativos adicionados na preparação.
Aqui, traremos como exemplo a argila roxa: riquíssima em magnésio, tem potencial antioxidante e cicatrizante.
4 – Óleos essenciais
Os óleos essenciais são ativos que nos permitem uma enorme versatilidade nos tratamentos de acne: podem ser utilizados focando na função bactericida, cicatrizante, calmante, de renovação… Atente-se sempre às particularidades do paciente (principalmente suas contraindicações) e à dermocausticidade do óleo que será utilizado.
Alguns exemplos de óleos essenciais com potencial bactericida: cravo, citronela, gerânio e tangerina.
5 – Óleos vegetais
Nos trazendo uma gama de propriedades como o ácido oleico, ômegas 3 e 6, os óleos vegetais também são nossos aliados no gerenciamento dessa fisiopatologia, podendo ser um diluidor dos óleos essenciais.
Podemos mencionar o óleo vegetal de abacate, com função seborreguladora e de reforço da barreira cutânea.
Aqui citamos alguns exemplos de ingredientes e indicações de uso, porém os recursos naturais nos oferecem uma enorme possibilidade de usos e inúmeros benefícios.
Se você é adepto da beleza natural e gostaria de aprender mais sobre o assunto, acesse: