Como posso virar aromaterapeuta?

Quando as pessoas ouvem o termo Aromaterapeuta, ou sobre a formação em Aromaterapia, surge, dentre vários, o questionamento “Essa é uma profissão regulamentada?” Respondendo prontamente e sem rodeios: Não. Ao contrário de outras profissões que possuem regulamentação e um conselho, como o de Psicologia (CRP) ou de Medicina (CRM), a Aromaterapia não possui, porque é considerada, no Brasil, uma atividade e por isso pode ser exercida por qualquer profissional da área da saúde, estética e também por pessoas que buscam conhecimento de práticas integrativas e complementares.

O que as pessoas se perguntam também é: com essa certificação vou me tornar um Aromaterapeuta? E eu sempre digo que sou uma Aromaterapeuta ainda em formação, apesar de já estudar sobre esse assunto há 45 anos, sempre tem algo novo que eu vou conhecer ou aprender, algo que um especialista trouxe e teve um novo estudo desenvolvido. Recentemente, comecei a ler um livro francês sobre fisiologia e óleos essenciais absolutamente maravilhoso, mas estou “tomando um baile” (rs). Eu o li completo, mas irei voltar lendo capítulo por capítulo como a Aromaterapeuta que sou, em eterna formação.

Como costumo dizer “conhecimento é poder” e se você conhece muito bem a fisiologia e a anatomia; e tem condição de entender botânica, farmacognosia, farmacocinética, farmacodinâmica, química e mais uma série de assuntos que trazemos dentro de um curso; você vai se tornar um expertise, que você pode nomear como Aromaterapeuta.

Buscar informações da internet é diferente de estudar com profissionais e especialistas que irão te trazer informações de confiança e embasadas. Como Aromaterapeuta, você precisa ter um bom ouvido para assimilar o que o seu paciente está dizendo e para fazer uma boa anamnese; ouvir seu genótipo, de onde vem o seu modus vivendi, como essa pessoa vive, come, se exercita, o seu lazer e quais as expectativas dele para a vida. Até os mínimos detalhes, como por exemplo: como faz xixi, qual o tipo de xixi, se tem odor, se é amarelo, se é pesado e como é a parte intestinal desse paciente? Não é apenas um curso que irá tornar alguém um Aromaterapeuta, saber quais óleos podem ser usados em cada situação é apenas uma “venda consultiva” e não um atendimento e tratamento profundo.

Se você busca tratar uma pessoa que foi atrás de formas para se curar e se tratar de modo integrativo e complementar, como Aromaterapeuta você precisa entender quem é essa pessoa biopsicossocialmente e economicamente; além de fazer a supressão dos sintomas, também entender as causas dentro do estilo de vida dela. A vida não é só dormir, se divertir ou trabalhar: ela é pra ser vivida como um todo.

Se tornar um Aromaterapeuta é um longo caminho, é estudar muito e ter um olhar com cuidado, com compaixão, vontade de interagir com a pessoa à sua frente e levar informações antes de indicar um óleo essencial. Conhecimento é poder e poder lhe dá liberdade para escolher o que é melhor para você e para os outros à sua volta.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Mais do Blog

Mais informações

Nossa equipe pode te auxiliar a encontrar a melhor opção de curso pra você e tirar todas as suas dúvidas!