Como os óleos essenciais podem ajudar na gestação?

O corpo da mulher apresenta diversos sintomas durante o período de gestação. Ela precisa lidar com os enjoos e vômitos, dor de cabeça, constipação, candidíase, infecções urinárias, edemas, ansiedade, estrias e outros sintomas que tornam esse momento bem delicado. 

Os óleos essenciais podem ser utilizados em todas essas fases da gestação e, se utilizados na dosagem correta, com cuidados específicos e muita cautela, são benéficos até mesmo no momento do parto. 

Vamos conhecer quais óleos podem ser usados em cada fase? 

Enjoos e vômitos: 

Os óleos de Laranja-doce, Gengibre e Lavanda, ajudam a amenizar os enjoos causados pela gestação. Uma forma muito eficaz de usar esses óleos é fazer uma compressa fria, com uma ou duas gotinhas de óleo e passar na testa e no pescoço; também podem ser utilizados no difusor, diluídos em água ou no lenço, pingando uma gotinha e inalando profundamente por alguns segundos. 

No caso dos vômitos, o Óleo Essencial de Limão é o ideal. Pode ser feita uma massagem leve no abdômen e a inalação direta do óleo. 

Dores de cabeça:

Os óleos essenciais de Hortelã-pimenta, Olíbano, Gengibre e Lavanda são muito eficazes. Você pode usar no difusor, em compressas frias e no lenço. 

Constipação:

É muito comum na gestação, principalmente no primeiro trimestre. Nesse caso, os óleos essenciais de Lavanda, Camomila-romana, Tangerina, Laranja-doce e amarga, são os ideais. Em especial, o de Tangerina, que melhora o trânsito intestinal e facilita a ida ao banheiro. Faça uma massagem no baixo ventre e na sola dos pés com esses óleos. 

Hemorroidas:

Aparecem normalmente no final da gestação, por conta do aumento de pressão no corpo. Os óleos de Limão, Cipreste e Copaíba ajudam muito. Você pode fazer um banho de assento com 2 gotas de cipreste em 2 litros de água, ou fazer massagens misturando 2 gotas de cipreste, 1 de limão e 2 colheres de óleo vegetal de copaíba. 

Esses são apenas alguns dos benefícios relacionados ao uso de óleos essenciais na gestação. Você gostou de conhecê-los? Para saber mais, veja a continuação desse assunto no artigo Benefícios da Aromaterapia para Gestantes. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Mais do Blog

Mais informações

Nossa equipe pode te auxiliar a encontrar a melhor opção de curso pra você e tirar todas as suas dúvidas!